Exposição no Museu Bispo do Rosário destaca a cultura popular no Rio
Fonte e foto: ASCOM/ Prefeitura do Rio de Janeiro
Uma mostra que resgata a cultura popular materializada a partir do contato do artista com as comunidades presentes no território. Assim é a exposição ‘Sertão Carioca: da nossa terra’, do artista Thiago Modesto, aberta no início deste mês, no Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea. As obras retratam a ancestralidade e a resistência da comunidade.
O artista Thiago Modesto é proveniente de uma família que migrou de outros sertões do estado do Rio de Janeiro em direção à Zona Oeste da cidade. Ele apresenta uma leitura única de sua terra. Suas experiências no Sertão Carioca contemporâneo revelam reminiscências de tempos passados, conforme retratado por Magalhães Corrêa. Os personagens e eventos que faziam parte das histórias familiares de Modesto ganham vida em pessoas e situações reais, à medida que ele se envolve com as comunidades presentes no território.
A exposição apresenta uma seleção de obras que dialogam com ancestralidades, comunidades reais e imaginadas, resistências e resiliências. Essas criações são resultado de pesquisas de campo realizadas no Sertão Carioca, inspirando a produção artística recente do autor. Além da exposição, Modesto oferecerá oficinas de xilogravura para todos os públicos interessados.
A coordenadora de design do museu, Cláudia Revoredo, assegura que os visitantes podem antecipar uma experiência imersiva que explora a cultura e vivências de uma região pouco explorada pelo carioca.
– A conexão profunda entre o museu e o bairro enfatiza a relevância desta exposição como um cenário ideal para explorar as raízes históricas e culturais que remetem às memórias da Colônia Juliano Moreira.
A exposição ‘Sertão Carioca: da nossa terra’ é gratuita e pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 9h às 17h, e vai até o dia 11 de novembro. O Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea está localizado na Estrada Rodrigues Caldas, 3.400, na Taquara.